quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Descaso sentido pela população

Hoje vou fazer como minha amiga jornalista Elisamara Resk, que no programa Cidade em Revista de hoje escreveu um editorial para falar de mais uma matéria sobre roupas que foram doadas abandonadas nos bairros de Três Corações. Também, como ela, expresso minha opinião sobre o que eu acho deste tipo de descaso que parece que já faz parte da cultura dos tricordianos.
Sinceramente me envergonha ter que publicar no site em que eu trabalho notícias como esta. É ruim saber que tudo que foi noticiado em dezembro, de que havia uma grande enchente em T.C, foi apenas imagens apelativas da EPTV, porque na verdade, na época das chuvas, somente alguns bairros ficaram alagados e cerca de 100 famílias que moravam “bem próximas” ao rio perderam objetos pessoais e móveis. Algumas mais, outras menos. Eu presenciei e fiz a cobertura então posso afirmar isto.
            Mas devido à estas “imagens e informações” que a filial da Rede Globo em Varginha gerou em horário nacional, doações de todo os lugares do país chegaram até Três Corações, roupas, sapatos, alimentos doados por “brasileiros solidário” que deveriam ser distribuídas para a população que precisa. Mas era muita coisa, as famílias afetadas pelas enchentes já tinham recebido bastante assistência, e a Sedeso (Secretaria de Desenvolvimento Social) da cidade optou por dividir, “um montinho pra cá”, “outro pra lá”, deixando na responsabilidade dos presidentes das associações de moradores a distribuição destas roupas. Resultado: foram parar em um campo de futebol no bairro Santo Afonso e também na entrada de outro bairro da cidade, jogadas no chão no relento, tomando chuva e sem beneficiar ninguém. Como disse a Elisamara Resk em seu editorial, “as roupas servem parar amenizar a situação de calamidade de algumas famílias e seja o que for doado, deve chegar realmente de forma digna a quem precisa”.
            Assim como este descaso da Sedeso, eu vi e fiz cobertura de outros descasos por parte de outras entidades de Três Corações. Houve uma vez que jogaram livros novos fora em um lixão. Veja as fotos destas situações:


                            Roupas das doações jogadas em um campo de futebol


Do mesmo jeito, livros novos também já foram jogados fora


Nenhum comentário:

Postar um comentário