quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Faltou falar do Rei Pelé

Agora vou postar mais uma matéria antiga, feita no ano passado, publicada em 22/10/2010. Ela foi publicada nesta data onde vários meios de comunicação publicaram matérias relacionadas com o mesmo assunto. Os "70 anos do Rei Pelé". Então por ser tricordiana e conterrânea de nosso atleta mais ilustre, também fiz uma matéria em homenagem ao seu aniversário e peguei como personagem, sua prima que reside em Três Corações.Confira:



Por Alaine Gláucia 
Edson Arantes do Nascimento, nosso Rei Pelé, completará 70 anos no próximo sábado, dia 23 de outubro. Pelé que é conhecido mundialmente ganhou homenagem de vários meios de comunicação que fizeram reportagens dedicadas ao seu aniversário. Para também comemorar esta data, homenageamos a família de Pelé, que ainda reside na cidade e entrevistamos a prima de Pelé e presidente do S.O.S de Três Corações,Terezinha de Fátima Costa.
Terezinha de Fátima Costa é 20 anos mais nova que Pelé, então quando ela nasceu, o garoto Pelé, filho de João Ramos do Nascimento, conhecido como “Dondinho”, estava jogando sua primeira Copa em 58. Terezinha conta que na época em que Pelé tornou-se famoso o assédio da imprensa com a família era freqüente. “Quando tinha entre 17 e 20 anos ele já tinha jogado a sua primeira Copa, então os jornalistas nos procuravam para dar entrevistas, na porta de nossa casa sempre tinha um jornalista, às vezes nós nem saíamos de casa”, relata.
Terezinha tem parentesco direto com o rei porque é filha de Georgina Arantes Costa, irmã de Dona Celeste, mãe de Pelé. Ela explica que as famílias moravam aqui, mas quando os pais de Pelé (Dondinho e Celeste) foram para Bauru, outros irmãos também foram se mudando para Volta Redonda. Porém, o contato entre a mãe de Terezinha e sua tia permaneceu e desde esta época Terezinha e seus irmãos, guardam lembranças, fotos, documentos e são representantes do primo em homenagens, entrevistas e assuntos relacionados a construção da Casa Pelé e do Museu Pelé. “Minha tia sempre nos visita aqui na cidade. A última vez que veio foi em 2008. Ela, assim como Pelé, são pessoas muito humildes e com o coração bom. O sucesso nunca subiu a cabeça de Pelé, e ele nunca deu maus exemplos, nunca fez propagandas de bebidas ou cigarros e é homenageado no mundo inteiro até já recebeu título da ONU e da Unicef. Para minha família é um orgulho ser parentes dele”, diz.
Questionada sobre as intenções turísticas dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Três Corações acerca da marca “Pelé”, Terezinha comenta que também tem idéias ligadas ao nome do primo, que irão beneficiar a entidade que ela preside na cidade. “ Com a construção da Casa Pelé e do Museu, vão ser gerados mais empregos na cidade porque vai movimentar muito o turismo principalmente na época da Copa de 2014. Por isto tenho a intenção de pedir autorização ao meu primo Edson, para comercializar junto ao S.O.S itens ligados ao seu nome e ajudar outras entidades com o lucro”.

                                                   Terezinha de Fátima, prima do rei "Pelé" 

Construção da Casa e do Museu Pelé
 
 A reforma da casa onde o Rei nasceu e a construção de um Museu de Futebol que guardará objetos da carreira de Pelé é o assunto que foi pauta na maioria das reportagens em homenagem ao seu aniversário.
O terreno para a construção do museu foi adquirido pela Prefeitura e Museu do Futebol será abrigado na Casa de Cultura de Três Corações. Segundo o secretário de Cultura Valério Neder, a Casa Pelé será uma réplica da casa onde Pelé nasceu. “Tudo vai ser reconstruído e ficará igual ao que era. Será um museu familiar que abrigará objetos pessoais, fotos e documentos do Pelé eda família. Sua mãe Dona Celeste descreveu como era a casa onde ela e Dondinho viveram e iremos tentar fazer uma réplica”, diz.
De acordo com o secretário de planejamento, Washigton Ximenes, a verba, cerca de 211mil reais, está guardada em uma conta da Caixa Econômica Federal e está em andamento a nova licitação. "A empresa que ganhou a 1º licitação foi rejeitada porque ela pertencia a um funcionário da Prefeitura. O que está acontecendo é a Caixa pediu uma alteração no projeto inicial para liberar a verba, que já foi feita. Então agora precisamos esperar passar o período eleitoral para dar continuidade a licitação", conta.

                                       Valério Neder, Secretário de Cultura de Três Corações

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário