terça-feira, 5 de julho de 2011

Mudanças que envolvem a economia


Vendedor explica a diferença dos plugues antigos para os novos

A partir desta sexta-feira, dia 01, todos os aparelhos eletroeletrônicos vendidos no Brasil devem ter plugues e tomadas de dois ou três pinos redondos. Os modelos  atendem ao novo Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas e foram desenvolvidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A adequação começou em 2000.
De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o terceiro pino funciona como fio terra e vai estar presente em aparelhos que em curto-circuito podem provocar choques, como geladeiras, máquina de lavar e micro-ondas. A instituição disse que o modelo foi desenvolvido pela ABNT obedecendo aos critérios segurança, adaptabilidade e custo.
Segundo o vendedor de uma loja de Três Corações, Fabiano Meneguicci, a grande diferença das tomadas de dois plugues para as de três são os amperes. “As tomadas antigas de dois plugues tinham 10 amperes, depois fizeram algumas com modelos de três pinos, mas de 10 amperes também. Agora as tomadas de três plugues terão 20 amperes”, diz. Ele comenta que o Inmetro fez a modificação para reduzir os riscos de choques elétricos e sobrecargas. “Eles falam que os plugues e 20 amperes são mais resistentes contra curto-circuitos. Como ficou mais complexo quem tiver a instalação antiga em casa deve comprar adaptadores”, conta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário