Nas minhas matérias que público, procuro escrever sobre variadas pautas, inclusive sobre Cultura. Esta semana entrevistei os integrantes da Associação Viraminas de Três Corações, que inauguraram o Museu da Oralidade na cidade.
Começa hoje, a 9ª Semana Nacional de Museus. Até o dia 22 de maio, quase mil museus e instituições culturais de 502 cidades de todos os estados do Brasil oferecerão programação especial ao público. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibran/ Ministério da Cultura) em parceira com os Museus Brasileiros para comemorar o dia Internacional de Museus que é dia 18 de maio .E na Semana Nacional dos Museus, Três Corações ganha o Museu da Oralidade, que será inaugurado hoje, às 19:30 com a apresentação de uma Mostra Audiovisual.
O Museu da Oralidade, um dos trabalhos do Projeto Viraminas, é um museu peculiar. Segundo o coordenador do Viraminas, Paulo Morais, o acervo do Museu não é físico, mas virtual. “O acervo coletado através de nosso trabalho em três anos, está todo no site. Alguns depoimentos foram coletados em texto e outros em vídeos. O objetivo é que o Museu seja colaborativo e que as pessoas que tenha interesse em coletar histórias, depoimentos, participarem de oficinas venha até aqui”.
Andressa Gonçalves, membro da Associação Viraminas conta que o projeto já publicou trabalhos com as histórias coletadas e um e-book (livro virtual) feito com personagens tricordianos está disponível para visualização no site. “Quando começamos os trabalhos do Projeto, 2008, fizemos na cidade de Luminárias o livro “Memórias Iluminadas” com 27 depoimentos de moradores com mais de 70 anos. Através das histórias coletadas pelo Viraminas também fizemos o e-book “Memórias da Educação Tricordiana” com depoimentos de diversas professoras como a mestre Clotilde Iemini e prefácio de Ana Lúcia Gazzola, Secretária de Educação do Estado”.
Na inauguração do Museu serão distribuídas edições da 1ª edição da Revista Ora, que será trimestral e também faz parte do acervo do museu. A edição o depoimento do personagem Isaac Boczar, comerciante tricordiano e uma matéria sobre os nomes das ruas da cidade.
O Museu da Oralidade está situado à Rua Padre Bueno, 170, Centro, ao lado da Escola Luiza Gomes.
Mt legal Alaine, parabéns!
ResponderExcluirOi Alaine, aparece mais no Museu! Vamos fazer em breve um encontro de blogueiros. Te aviso. Abraço
ResponderExcluir