Hoje eu posto um artigo que fiz para a data do Dia dos Namorados. Questiono o romantismo entre os casais.
Dia dos namorados: O romantismo ainda existe?
O romantismo contribui para manter o relacionamento sempre aquecido
“Românticos são poucos, românticos são loucos, desvairados. Românticos são lindos, românticos são limpos e pirados”. Assim como na letra do cantor Vander Lee, há vários tipos e várias maneiras de se demonstrar o romantismo, não só no dia dos namorados, comemorado no dia 12 de junho, mas no cotidiano.
Entre os casais e população, as opiniões se divergem, alguns acreditam que o romantismo se acabou. Outros culpam as mulheres e acham que elas se desvalorizaram e não existe mais o hábito de demonstrar pequenos gestos de carinhos, fundamentais em um relacionamento. O certo é que os pensamentos mudaram e as opções de relacionamento ganharam mais liberdade. “Romântico é uma espécie em extinção”, como canta Vander Lee, acaba não sendo apenas uma estrofe literária.
Segundo o ginecologista e sexólogo Dr. José Alencar Castro são muito os benefícios do afeto e carinho. “Hoje sabemos que todos envolvimentos afetivos trazem benéficos cardiovasculares, para o sistema nervoso central, liberação de endorfinas e bem estar. O afeto gera benefícios no sistema imunológico e a falta de afeto pode diminuir a proteção contra doenças. Ao adotar e receber amor você traz bem estar e saúde em todos os aspectos, as pessoas nascem para dar e receber amor, não sexo genital apenas. Não deixem de achar nos outros, valores no relacionamento, porque o romantismo não é só prazer sexual é também não deixar a relação ter um prazo de validade”, explica.
As flores pela delicadeza, são opções de presentes muito procuradas para o famoso dia dos namorados. A funcionária de uma floricultura, Roseli Maria Vilela Cunha, acredita que ainda existe o romantismo. Ela comenta que na época do dia dos namorados a procura por flores aumenta mais de 60%.” Aqui em Três Corações ainda existem bastante homens românticos, não só os solteiros, mas principalmente os casados que presenteiam mais, com flores maiores e mais caras”, diz.
A reportagem do Portal da Cidade questionou a população sobre o que eles pensam sobre o romantismo. Confira o que foi mencionado:
Valdimar e Tatiele namoram a um ano. Os dois se consideram românticos, mas acreditam que o romantismo está se acabando, já que agora muitos casais preferem “ficar” do que namorar. “O romantismo acabou, hoje se conhece uma vez, fica e algumas vezes até esquecer o nome. O romantismo é um tempero e mais e é bom sempre falar para o outro que o ama”, diz Valdimar.
Alessandra tem 17 anos e teve um relacionamento que durou 4 anos e meio. Ela começou a namorar aos 12 anos e o namorado tinha 16. Hoje ele tem 21 anos e os dois estão separados. Ela comentou sobre o romantismo entre os jovens. “Quando namorava eu gostava muito dele e ele também fazia tudo por mim, costumava brincar que ele só não entrava na frente do carro, para não perder a vida. Eu acredito que o romantismo está em extinção mesmo, porque se ainda existisse românticos verdadeiros não haveria brigas e deixar acabar algo é bom é triste porque quanto mais amor na relação melhor. Eu terminei minha relação por causa dos ciúmes dele, mas ainda nos gostamos. Não gosto da moda do “ficar”, prefiro namorar, quem gostar de ficar só quer curtição ou sexo”, diz.
Marcos e Lucas tem 17 e são amigos. Um é solteiro convicto e o outro está começando a conhecer uma moça. Marcos diz que não tem namorada porque quer curtir. Ele costuma ficar com as meninas e investir em algo mais pelo MSN. O Lucas está começando a namorar e conta que tenta ficar próximo dela, mas não é romântico, não gosta de mandar flores porque tem medo que ela pise em seus sentimentos.
Vilmar é casado a 25 anos. Ele comenta que nunca foi romântico, nem no início da relação. Ele diz que sabe ser carinhoso e amar da maneira dele. “Eu escuto mais eu te amo do que falo em 25 anos de casamento. Porém minha mulher também não é muito romântica não gosta de receber flores, porém nos gostamos da nossa maneira. Eu gostaria de ser romântico, mas não consigo, o romantismo se perde aos poucos e depende muito das mulheres, tem umas que gostam outras não”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário