segunda-feira, 6 de junho de 2011

Matéria sobre esporte radical

Minha postagem de hoje é na área de esportes. Como acontece em todo o país, em Três Corações o futebol é uma modalidade de esporte muito popular. Porém na cidade também há talentos em outros esportes. Entrevistei um atleta de parapente, tricordiano, apaixonado pelo esporte que procura apóio para competições.


Piloto de parapente tricordiano representará o país na França 

Thiago Ozanan busca patrocínio para participar do Festival Copa Ícaro
 
Três Corações também tem representante em um esporte radical. Trata-se de Thiago Ozanan, de 27 anos, piloto de parapente e paramotor, filiado ao Clube de Vôo Livre de São Lourenço, que participa de eventos nacionais e internacionais na modalidade.
Segundo Thiago Ozanan, ele participará em setembro, pelo segundo ano consecutivo do Festival Copa Ícaro, no qual é um dos três representantes brasileiros que participam do evento. Para isto, ele busca patrocínio local, já que em 2010 seu patrocinador foi uma empresa do estado de Goiás. “ Na Copa Ícaro represento o Brasil pilotando parapentes, junto com mais dois competidores de Florianópolis e Atibaia que foram selecionados. Este Festival da Europa é grande, participam pessoas de vários lugares do mundo em diversas modalidades de vôo livre. Gostaria de conseguir junto as empresas de Três Corações patrocínio para representar a cidade novamente na França, o orçamento para minha viagem fica em torno dos cinco mil reais”, conta.
Thiago ressalta que é membro do Clube de São Lourenço por questões de documentação e devido ao fato da cidade de Três Corações não ter um clube de vôo. Ele comenta que o esporte é muito divulgado na Europa. “Três Corações tem um grupo de pilotos, mas não há um Clube, sou filiado no de São Lourenço, e já faz uns seis anos que represento a cidade em festivais nacionais. Minas é considerada o “Hawaí” do vôo livre, porque tem lugares bons para voar, assim como Goiás, Ceará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Florianópolis, mas o foco do esporte é na Europa, faço o treinamento para a Copa Ícaro na Espanha”, comenta.
 
Iniciação no esporte
 
O piloto de parapente também é instrutor de vôo. Ele explica o que é preciso para praticar o esporte. “ A partir dos 15 anos com autorização, você pode iniciar seu curso. Em Três Corações, eu, o Thiago (Camarão) e o Alexandre somos instrutores de vôo e no bairro Cinturão Verde há um morro de aprendizagem. Depois com mais experiência você boa em Cambuquira que tem uma das melhores pistas do país. Primeiramente começamos com vôos de três a cinco minutos depois vamos nos adequando de acordo com o grau de aprendizagem do aluno. O equipamento pode ser adquirido enquanto for monitorado pelo instrutor ou após o curso. Depois de formado o piloto recebe uma habilitação”, diz. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário