segunda-feira, 18 de julho de 2011

A tecnologia chegou em Três Corações. Até que enfim!

Hoje escrevo sobre as mudanças no pagamento das passagens de ônibus urbanos em Três Corações. Diferente de outras cidades com uma população significativa e que depende de onibus circular, nós ainda pagávamos a passagem em dinheiro ou em vale transporte de papel. Agora a Trectur., única empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade vai modernizar e utilizar catracas eletrônicas e cartões magnéticos. Confira:

Começou nesta segunda, dia 11, a confecção dos cartões eletrônicos para os estudantes, usuários dos ônibus urbanos. Estes cartões serão usados nas catracas eletrônicas dos ônibus circulares. O usuário ao invés de pagar a passagem com dinheiro ou vale-transporte de papel irá inserir créditos nos cartões.
Os cartões serão diferenciados por categorias: para estudantes, idosos, empresas e cidadãos. Os auxiliares de viagens não serão dispensados porque a passagem continuará a ser paga em dinheiro. O que irá acabar são os vale-transporte de papel.
Segundo o sócio-proprietário, Rodrigo Laureano Mafia, a substituição dos passes pelos cartões será por etapas e a primeira começa com o cadastramento dos estudantes. “Vai ter um cartão eletrônico para cada categoria. O cartão cidadão que é para o usuário que usa o ônibus no dia-a-dia. O cartão vale transporte para funcionários de empresas, as empresas fazem um cadastro dos funcionários, o cartão estudante com 35% de desconto, que vai contar com identificação. O cartão colaborador, que é para os dependentes dos colaboradores TRECTUR, o cartão melhor idade para pessoas com mais de 65 anos que entram e saem pela porta da frente. Mas por enquanto este cadastro vai ser feito aos poucos e vamos especificar uma data até o final do ano para a troca dos passes de papel por créditos nos cartões”, conta.
Rodrigo Mafia comenta que o sistema tem o objetivo de acompanhar o avanço tecnológico e traz mais segurança aos funcionários, passageiros. “ O fato de haver uma menor  circulação de dinheiro dentro dos ônibus, diminui o risco de assaltos e também dá segurança ao usuário que tem o cartão e que se perde-lo pode notificar a empresa e fazer outro cartão, coisa que não acontece com passes de papel”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário