terça-feira, 31 de maio de 2011

Vamos falar de reformas!

Hoje vou postar matérias de interesse tricordiano, porque tratam de reformas e de construções de pontos culturais e turísticos da cidade. Primeiramente, o Parque Infantil de Três Corações, local onde foi instalada a primeira Igrejinha da cidade, há mais de 125 anos. Hoje é um parque infantil fechado porque há perigo já que os brinquedos são velhos e enferrujados. Depois, a construção da réplica da Casa do Pelé, a reconstrução da casa onde nasceu Edson Arantes do Nascimento, rei Pelé e onde ele viveu até seus quatro anos de idade. Pois é, estes Projetos, eram apenas projetos, mas por incrível que pareça saíram do papel. Confira as informações e fotos que publiquei.

Reforma do Parque Infantil

Fechado desde o final do ano passado e com a promessa de início de reforma em abril, o Parque Infantil continua interditado sem nenhum movimento de início de obras. O Secretário de Cultura, Valério Neder, explica que o atraso das obras foi devido a burocracia, mas a licitação para este fim já foi aberta.
O projeto de reforma está orçado em 120 mil reais e as modificações no local começam em junho. Valério comenta quais serão as obras. “O Parque é um espaço que tem grande função histórica. É um projeto muito bonito, está previsto a construção de sanitários, berçários, bebedouros, tudo vai ser reformado. Os brinquedos vão ser de madeira e o haverá iluminação, assim o Parque ficará aberto até as 21 hs. Peço a população que tenha paciência porque entregaremos o Parque Infantil reformado”, diz.
Construção Casa Pelé

As obras de construção do Casa Pelé estão em fase de iniciação. Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Valério Neder, a casa que havia no terreno precisava ser negociada com as proprietárias para ser demolida. Já começou-se a demolição do prédio e na sequencia começará a construção da réplica da casa que o Rei Pelé nasceu.
O secretário Valério Neder ressalta a importância da obra. “ Contrariando as más línguas, estamos trabalhando para as obras da Casa Pelé, a licitação já foi aberta, a empresa que ganhou é da cidade, e estamos começando os trabalhando para o mundo, já que esta obra é voltada para o publico que tem interesse ou curiosidade pela vida do Pelé, e poderão ter uma idéia visitando a casa onde ele nasceu, logo começa a Copa das Confederações e outros eventos esportivos que chamarão atenção para as pessoas que gostam de Pelé”, diz.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Matéria sobre o tema da Adoção!

Ontem, dia 25 de maio, foi o Dia Nacional da Adoção. Tenho muita admiração por pessoas que fazem este bem para o próximo. Também tenho vontade de adotar filhos em um futuro, acho que é um ato de amor, porque já é difícil criar e educar filhos nossos, aí as pessoas costumar dizer que se já é dificil criar filho que nasceu da nossa barriga, imagine filho dos outros. Mas acredito que a questão da índole do indivíduo, não é genética e hoje publico uma matéria que fiz sobre o tema, com uma personagem que é filha e mãe adotiva e que tem uma história que serve de exemplo.

Dia 25 de maio, comemorou-se o Dia Nacional da Adoção. Instituída pela Lei Federal nº 10.447/2002, a data é o momento propício para que se promova uma maior reflexão sobre o tema, inclusive na perspectiva de conscientizar a população e estimular a adoção de crianças maiores e adolescentes, grupo de irmãos, crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência e outros casos de difícil colocação familiar.
A agente de saúde, Aparecida Donizetti Naback dos Santos, é filha adotiva. Ela conta que foi deixada pela mãe biológica aos quatro meses de idade e que foi criada sabendo da condição de filha adotiva. “Minha mãe biológica me deu ainda bebê para meus pais me criarem porque ela não tinha condições, ela foi mãe de 11 filhos e outros irmãos biológicos meus também foram dados para adoção. Fui filha única e criada com todo amor, mas assim que fui crescendo minha mãe me contou que era uma filha adotiva. Era registrada no nome da minha mãe biológica, porém aos 37 anos meu pai me registrou no nome dele. Aos 12 anos cheguei a conhecer minha mãe biológica, mas não tivemos uma convivência, e eu também nunca questionei a atitude dela porque acho que foi a melhor coisa que ela fez, já que me deu a chance de ter uma família estruturada”.
Aparecida Naback dos Santos também é mãe adotiva. Ela tem um filho de 26 anos que adotou com um dia de vida. Para ela a adoção é uma importante ação para se fazer o bem. “ Adotei um menino, que hoje é um rapaz de 26 anos, assim que me casei porque os médicos falaram que eu não poderia ter filhos. Mas logo depois engravidei e tenho um filho de sangue. Eu aconselho os casais a adotarem filhos sem medo, para dar amor a uma criança que está precisando. O fato de ele não ter saído da minha barriga não muda nada, meu filho adotivo é uma benção de rapaz. Digo aos casais que querem adotar que rezem a Deus e adotem uma criança para que seja criada com amor”, diz.
Hoje a agente de saúde cuida de sua mãe adotiva que mora com ela. O pai adotivo já faleceu.
Crianças brancas, recém-nascidas e saudáveis ainda são maioria no ranking de adoção no país. Para tentar reverter este paradigma, uma ONG lançou ontem a campanha: “Adoção: Família para Todos”, em comemoração ao Dia Nacional da Adoção. A solenidade aconteceu no palácio do Planalto, em Brasília.
O evento teve como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de crianças e adolescentes excluídos pelos perfis idealizados pela maior parte dos pais adotivos.
Dos cerca de 29 mil meninos e meninas que vivem em abrigos no Brasil, apenas quatro mil estão aptos para adoção. Desse total, aproximadamente a metade é de raça negra e 21% possui problemas de Saúde, deficiência física ou intelectual, segundo dados divulgados no último mês, pelo cadastro nacional da adoção.
                                                       Maria Aparecida e sua Mãe, adotiva
 

terça-feira, 24 de maio de 2011

E mais uma vez terreno torna-se lixão

Desde quando voltei a morar em Três Corações e comecei a trabalhar no portal Trescoracoes.net, vi como é constante as reclamações sobre lixo jogados em terrenos. E desta vez o terreno é do município e há muito lixo jogado no local. Máquinas da Prefeitura chegaram a planar o terreno, mas não retiraram os resíduos e sucatas, passaram por cima de tudo. Fiz a matéria e não consegui falar com nenhum responsável - foi um passa, passa, rs- estou esperando uma posição da Prefeitura através do setor de posturas.

O morador da rua 07 no Parque das Colinas, Leci Victor Gallo faz uma reclamação sobre um terreno localizado em frente a sua residência que está servindo de lixão, acumulando, sucatas e sujeira. Segundo ele, o terreno é da Prefeitura Municipal - no local funcionará uma creche - e na última sexta-feira, caminhões da Prefeitura planaram o terreno, mas nenhum lixo foi retirado. Ele comenta que a maior preocupação dele e dos moradores do bairro é em relação a Dengue, já que muitos pneus, móveis e sucatas estão jogados e acumulando água. “Estamos todos preocupados com a dengue, mas tem pessoas não tem consciência e nem responsabilidade do que estão fazendo.  Caminhões da Prefeitura despejaram terras, mas ainda tem muito lixo no local, sucatas, sofás, armários, garrafas com água, pneus, tubos de esgotos, um lixão que acumula ratos, animais peçonhentos, água parada e que serve de foco da dengue”, diz.
Confira as fotos do local:




quarta-feira, 18 de maio de 2011

Também escrevo sobre cultura!

Nas minhas matérias que público, procuro escrever sobre variadas pautas, inclusive sobre Cultura. Esta semana entrevistei os integrantes da Associação Viraminas de Três Corações, que inauguraram o Museu da Oralidade na cidade.

Começa hoje, a 9ª Semana Nacional de Museus. Até o dia 22 de maio, quase mil museus e instituições culturais de 502 cidades de todos os estados do Brasil oferecerão programação especial ao público. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibran/ Ministério da Cultura) em parceira com os Museus Brasileiros para comemorar o dia Internacional de Museus que é dia 18 de maio .E na Semana Nacional dos Museus, Três Corações ganha o Museu da Oralidade, que será inaugurado hoje, às 19:30 com a apresentação de uma Mostra Audiovisual.
O Museu da Oralidade, um dos trabalhos do Projeto Viraminas, é um museu peculiar. Segundo o coordenador do Viraminas, Paulo Morais, o acervo do Museu não é físico, mas virtual. “O acervo coletado através de nosso trabalho em três anos, está todo no site. Alguns depoimentos foram coletados em texto e outros em vídeos. O objetivo é que o Museu seja colaborativo e que as pessoas que tenha interesse em coletar histórias, depoimentos, participarem de oficinas venha até aqui”.
Andressa Gonçalves, membro da Associação Viraminas conta que o projeto já publicou trabalhos com as histórias coletadas e um e-book (livro virtual) feito com personagens tricordianos está disponível para visualização no site. “Quando começamos os trabalhos do Projeto, 2008, fizemos na cidade de Luminárias o livro “Memórias Iluminadas” com 27 depoimentos de moradores com mais de 70 anos. Através das histórias coletadas pelo Viraminas também fizemos o e-book “Memórias da Educação Tricordiana” com depoimentos de diversas professoras como a mestre Clotilde Iemini e prefácio de Ana Lúcia Gazzola, Secretária de Educação do Estado”.
Na inauguração do Museu serão distribuídas edições da 1ª edição da Revista Ora, que será trimestral e também faz parte do acervo do museu. A edição o depoimento do personagem Isaac Boczar, comerciante tricordiano e uma matéria sobre os nomes das ruas da cidade.
O Museu da Oralidade está situado à Rua Padre Bueno, 170, Centro, ao lado da Escola Luiza Gomes.



quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dia das mães: Época de presentear mães consumistas ou não! rs

Pauta básica para se fazer para o dia das Mães, opções de presentes, para aquelas que fazem de tudo pelos filhos e não medem amor para dar a eles. Então vou postar uma matéria de economia, gerentes de lojas de Três Corações falam das vendas para esta data.

Dia das Mães aquece comércio Tricordiano

O Dia das Mães é a segunda data comemorativa que mais movimenta o comércio durante o ano. Presentear as mães é uma tarefa que pede bom gosto e os lojistas procuram investir em promoções e produtos para atrair mais clientes.
Segundo Renata Pereira Teodoro, gerente de uma loja de cosméticos, neste setor as vendas no Dia das Mães aumentam bastante e os produtos mais vendidos são estojos, sabonetes, perfumes, cremes hidratantes. A meta da loja é crescer em 20% o fluxo de vendas em relação a 2010.
No setor de calçados, a gerente de uma loja Cláudia Fernandes Reis, diz que a época é tão boa quanto o dia dos pais e que as vendas aumentam mais próximo da data. “Este ano estamos com expectativa que as vendas cresçam 10% e agora nesta época de outono/inverno os presentes que mais saem são botas, sapatilhas, sapatos”, conta.
Em relação ao vestuário, a gerente Valquíria Carolina da Silva, conta que já está tudo preparado para o Dia das Mães e a meta é que as vendas nesta época aumente em 30%.
Este ano, a Associação Comercial e Empresarial de Três Corações lançou uma campanha com o objetivo de aquecer ainda mais as vendas para a data. Ueslen do Carmo explica a Campanha do Dia das Mães. “Ela está sendo realizada no período de 13 de abril a 13 de maio e conta com 72 empresas participantes que distribuem cupons para sorteio de nove prêmios, dois vale compras no valor de R$ 500,00 e sete eletrodomésticos”.







quarta-feira, 4 de maio de 2011

Vida de jornalista e torcedora

Depois de três dias pensando. Posto ou não posto?, hoje consegui chegar a conclusão que devo sim postar as fotos que fiz na cobertura do jogo de semi-final do Campeonato Mineiro- Módulo II, que o time da minha cidade Clube Atlético Tricordiano (Galo) disputou contra o Ituiutaba (Boa Varginha), jogo que valia vaga na primeira divisão. Porém, infelizmente o time adversário tinha a vantagem do empate e o jogo terminou em 1 a 1, o que resultou na desclassificação do Galo e impediu que meu sonho de ver um jogo de meus dois times favoritos (Atlético Mineiro e Tricordiano) em 2012. Foi por esta pequena depressão de jornalista torcedora e apaixonada por futebol que eu fiquei em dúvida em postar. Mas como preciso atualizar o blog, com trabalhos jornalisticos meus, aí vai algumas fotos da festa que a torcida tricordiana, que estava bastante otimista, fez no estádio Elias Arbex.