sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vitória do ensino da rede pública de educação

O ensino público tão sempre criticado e até desvalorizado por alguns, ganhou destaque este ano em nossa cidade. Uma aluna de uma escola municipal ganhou o Concurso de Redação da EPTV ns Escola. Além dela mais outros dois alunos da cidade ficaram entre os 10 primeiros colocados. Esta escolha foi muito comemorada na cidade, porque o ensino público, que eu estudei, nem sempre tem as melhores notas em concursos ou exames. Parabéns aos alunos isto prova que a educação abre portas e qualquer um é capaz.


Aluna de Três Corações vence concurso de redação da EPTV

Alice Teodoro conseguiu a primeira colocação no concurso com mais de 19 mil inscritos

A tricordiana Alice Teodoro da Silva foi a ganhadora, deste ano, do concurso de redação da emissora EPTV de Varginha, Projeto EPTV na Escola. Ela mora no bairro Vila Rezende e estuda na Escola Municipal Dona Maria Laura. A aluna concorreu com mais de 19 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de 116 cidades. O tema do concurso foi “Bullying, quando a brincadeira perde a graça”. Alice venceu e receberá como prêmio uma TV Full HD e a escola, um DVD e assinatura de revistas. Ela também participará junto com os outros nove colocados da produção de uma matéria jornalística, que será feita por ela e os repórteres.
Cada escola enviou dez redações, mas a escola Maria Laura, encaminhou apenas cinco.  Para escrever as redações os alunos deveriam ter ajuda de um professor orientador. Alice contou com o auxilio do professor de português, Eduardo Basílio Ribeiro.
A aluna vencedora comenta que levou cerca de um mês para fazer pesquisas sobre o tema e escreveu a redação sem pretensões de vencer. “Não achava que iria ganhar, fiz a redação para ganhar ponto, mas tenho facilidade para escrever e acabei vencendo. Agora meus pais estão orgulhosos de mim e as pessoas estão me olhando diferente e me parabenizando”, diz.
Segundo o professor Eduardo Basílio Ribeiro, o tema da redação foi trabalhado com Alice e com os alunos da escola.  Ele afirma que para escrever bem é preciso ler bastante e desenvolver a capacidade de argumentar. “ Desde maio começamos a fazer pesquisas sobre o tema bullying. A falta de leitura acaba fazendo os alunos terem dificuldades de questões de ortografia, argumentação, coesão, mas vejo que alguns alunos como a Alice tem se esforçado nesta questão de ler para divertir, interpretar, questionar  e escrever com clareza. É muito comum ver repetições, clichês e o aluno tem que saber o que ele está escrevendo, antes de passar para o papel”, conta.
O professor comenta que a aluna está sendo exemplo para os outros alunos da rede pública de ensino. “É um orgulho muito grande para a escola e a comunidade escolar esta vitória. O ensino da rede pública é criticado, mas os professores estão sendo cada vez mais cobrados através dos indicadores escolares a elevar o ensino e incentivar os alunos a se empenharem no que querem”.
A premiação dos vencedores acontece em uma cerimônia no dia 20 de outubro, no Distrito de Monte Verde, em Camanducaia.

Confira os três ganhadores da cidade:
 
Giovana, Wender e Alice